9 alimentos ricos em betacaroteno

O betacaroteno trata-se de um carotenoide, que por sua vez é um pigmento natural localizado em plantas com tons vibrantes. Quando ingerimos o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou até agir no nosso organismo como um poderoso antioxidante para auxiliar e proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

alimentos-ricos-em-betacaroteno

alimentos ricos em betacaroteno. Imagem:diviulgação

Fique sabendo que 50% da vitamina A que temos em nosso organismo vêm da ingestão de betacaroteno, por causa disso que esse composto é conhecido como “pró-vitamina A”, sendo assim, o betacaroteno trata-se de um precursor para a produção de vitamina A no organismo humano.

9 alimentos ricos em betacaroteno

Para que você possa achar o betacaroteno com mais facilidade, separamos 9 alimentos ricos em betacaroteno, confira:

1 – Cenouras são ricas em betacaroteno

Carnes de órgãos possuem 9.000 miligramas de vitamina A (como por exemplo, o fígado), mas a cenoura também está nesse grupo bem rico em vitamina A, em virtude do betacaroteno, sendo a segundo melhor fonte de vitamina A e a primeira entre os vegetais.

A cenoura também é uma rica fonte de licopeno, um fitonutriente que ajuda a acabar com a probabilidade da pessoa ter câncer e existe até quem ache que a cenoura ajuda a estabilizar o crescimento do tumor cancerígeno (é claro que os demais tratamentos precisam ser mantidos).

cenouras-sao-ricas-em-betacaroteno

Cenouras são ricas em betacaroteno. Imagem:divulgação

Acredite: 3/4 de xícara de suco de cenoura tem 1.692 miligramas do nutriente e somente 71 calorias. Já meia xícara de cenoura cozida possui 671 miligramas de vitamina A e somente 27 calorias. Vale a pena incluir a cenoura na sua dieta e você comer cenouras cruas se preferir.

A cenoura é docinha e vai muito bem em sucos, vitaminas, bolos e pães. Fica muito bom e vale muito a pena você apostar nesse alimento para ter uma vida mais saudável.

2 – Abóboras

Outro vegetal com cor vibrante e que é rico em betacaroteno é a abóbora. Consumindo meia xícara de abóbora você encontra 953 miligramas de vitamina A e apenas 42 calorias. Use essa delícia em pratos doces e salgados para ter mais sucesso na sua alimentação.

aboboras

Abóboras são ricas em betacaroteno. Imagem:divulgação

3 – Batata Doce

Consumindo uma batata doce você vai encontrar 1.096 miligramas de vitamina A e 103 calorias, além de ser um alimentos de baixo índice glicêmico, ou seja: que libera energia dosada ao corpo, ajudando você a não engordar e a ter um bom desempenho nas atividades físicas.

batat-doce-sao-ricas-em-betacaroteno

Btata doce são ricas em betacaroteno. Imagem:divulgação

4- Espinafre

O espinafre não é alaranjado e nem tem uma cor mais próxima do amarelo como a maioria dos alimentos ricos em betacaroteno. Mas, ele é um alimento que sim, possui essa substância que ajuda o nosso organismo a ter vitamina A.

espinafre-sao-ricas-em-betacaroteno

Espinas são ricas em betacaroteno. Imagem:divulgação

Para se ter uma ideia em meia xícara de espinafre existe 573 miligramas de vitamina A e somente 30 calorias. Esse alimento é versátil e por estar até na sua receita de suco verde, se gostar disso.

5 – Couve galega

Você encontra nesse tipo de couve 489 miligramas de vitamina A e somente 31 calorias. A medida para ter esse resultado é a de metade de um copo de 200 ml da folha picada. Você pode fazer salada com a folha ou simplesmente consumir ela refogada.

couve-galega

Couve galega. Imagem:divulgação

6 – Nabo

Em meia xícara de folhas de nabo você encontra 441 miligramas de vitamina A, 851 microgramas de vitamina K, e apenas 24 calorias. Além disso, as folhas possuem vitamina C, folato e cálcio nas folhas, o que as tornam mais nutritivas do que a própria raiz, que é mais consumida com frequência.

nabo

Nabo. Imagem:diuvlgação

7 – Abobrinha

A grande vantagem da abobrinha é que ela possui um sabor mais neutro e com isso consegue ser misturada em mais receitas sem que a pessoa recuse o seu sabor natural. Em 100 gramas de abóbora você encontra 4.570 microgramas de betacaroteno.

abobrinha

Abobrinha. Imagem:divulgação

8 – Repolho

No repolho e de preferência o chinês você encontra o betacaroteno. Assim como no brócolis, que tem 100 gramas possui 929 microgramas de betacaroteno. Esse alimentos tem sabor mais forte podendo ser mais complicado camuflar ele em receitas, mas é bem válido.

repolho

Repolho. Imagem:divulgação

9 – Damascos secos

Os damascos secos possuem em 100 gramas 2163 microgramas de betacaroteno. Essa frutinha pode ser um excelente lanche da tarde e algo mais nutritivo do que um pão francês, por exemplo.

Recomendados para você: