Betacaroteno para que serve ?

O betacaroteno está presente em vários alimentos importantes da nossa dieta diária. Esse carotenoide é responsável pelos pigmentos naturais encontrados em algumas frutas e legumes como a laranja e a cenoura. Ele traz muitos benefícios ao corpo e a mente se ingerido dentro de uma alimentação balanceada. Por isso, conheça agora os principais benefícios dessa substância.

Alimentos que possuem Betacaroteno

O betacaroteno está presente em alimentos com cores fortes e vibrantes como o caqui, a manga ou a cenoura. No entanto, o pigmento está também em outros alimentos menos coloridos, mas que são muito importantes para o nosso organismo como a batata doce, que fornece energia para o corpo, sem provocar picos de glicose no organismo e nem aumenta a demanda de insulina.

Saiba mais Informações, acesse: Pele Oleosa – Dicas para Manter a Pele Seca

Betacaroteno para que serve ?

Betacaroteno para que serve ?

Além do betacaroteno, ela possui outros nutrientes como potássio, fósforo, fibras e Vitamina C. É ótima para a regulação do intestino, prevenindo a prisão de ventre e doenças relacionadas ao intestino.

Benefícios do Betacaroteno

Uma vez ingerido, o betacaroteno é convertido em vitamina A e auxilia na proteção das células dos efeitos prejudiciais dos radicais livres. O pigmento ainda desempenha um papel importante na saúde do olho, evitando o desenvolvimento de doenças oculares, além de prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a degeneração muscular.

Saiba mais Informações, acesse: O Que Fazer Para Fortalecer Os Músculos?

O consumo regular da substância contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de gripes e doenças respiratórias. O betacaroteno ainda é bom para a pele, já que ajuda a preservar o colágeno, aumenta a elasticidade e a tonicidade.

Benefícios para os Ossos, Visão e Unhas

O pigmento também é importante para o crescimento dos ossos, pois estimula a produção do colágeno e na fixação de minerais como cálcio, fosforo e magnésio nos ossos. Os benefícios para a visão passam pela melhora do olho seco, de conjuntivites, além de diminuir a ocorrência de catarata.

Os alimentos que possuem betacaroteno, como o espinafre, também trazem na sua composição outros nutrientes benéficos à saúde. A folha potencializa a capacidade de defesa do sistema imunológico, evitando doenças acarretadas por micro-organismos.

Saiba mais Informações, acesse: Óleo de Coco – Onde Usar?

Betacaroteno para que serve ?

Betacaroteno para que serve ?

O que a Falta de Betacaroteno Provoca

Os cabelos e as unhas também se beneficiam do betacaroteno, já que a substância preserva o colágeno do corpo. A deficiência da substância no organismo pode acarretar a chamada cegueira noturna, inflamação dos olhos, perda de cabelo e irritação da pele. A falta de betacaroteno e por consequência de vitamina A ainda baixa a imunidade, provocando outras doenças.

Recomendados para você: