Como Diminuir a Cólica?

 

A cólica menstrual é um problema que atinge todas as mulheres no período que antecipa a menstruação ou quando esta já desceu. Ela também pode ser chamada de dismenorreia e, junto com dores de cabeça e cansaço, é o principal problema da TPM.

Existem dois tipos de cólica, a primária existe desde a menarca, ou seja, desde a primeira menstruação, e a secundária aparece após um determinado período sem dores, principalmente entre os 20 e 30 anos da mulher. A cólica do tipo primária não possui uma origem muito conhecida e é normal nesse período, por outro lado, a cólica do tipo secundária pode surgir através de inflamações pélvicas, fibromiomas e endometriose.

Saiba mais Informações, acesse: Gravidez Ectópica

Como Diminuir a Cólica?

Como Diminuir a Cólica? Imagem:Divulgação

Conheça as Causas da Cólica Menstrual

A principal causa da cólica menstrual primária é a chegada do período da menstruação, mas existem alguns fatores de risco que podem contribuir para uma dor mais intensa e forte. O principal deles é a idade, sendo que as cólicas são mais comuns até os 20 anos, e após esse período é esperado uma melhoria. Porém, nem sempre isso acontece, e mesmo após esse período há o surgimento de dores mais fortes.

Entre outros fatores de risco para o surgimento de cólica menstrual, podemos citar: IMC menor que 20 ou maior que 30, ciclos menstruais irregulares, tabagismo, o fato de nunca ter tido filhos, menstruação volumosa ou que dure por muitos dias e histórico familiar de dismenorreia. As principais causas da cólica menstrual secundária são: doença inflamatória pélvica, endometriose, uso de DIU, estenose no canal cervical e miomas uterinos.

Saiba mais Informações, acesse: Enxaqueca – Causas, Sintomas e Tratamentos

Como Prevenir a Cólica Menstrual

Algumas mulheres sofrem mais com as dores menstruais que resolvem aparecer uma vez a cada mês. Se a sua cólica for por causa natural, ou seja, for a cólica primária, algumas atitudes e hábitos podem ser tomados para ajudar a prevenir e a diminuir esses efeitos. Para evitar a cólica menstrual é necessário cuidar da sua alimentação durante todos os dias, insira no seu cardápio alimentos ricos em diversos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e nunca pule uma refeição.

A prática de exercícios físicos regularmente também é eficaz para diminuir o fluxo menstrual e também as cólicas.

Para ajudar a diminuir os efeitos da cólica durante o período menstrual, algumas dicas também podem ser seguidas. Por exemplo, é recomendado que você descanse bastante nesses dias, de preferência que deite de barriga para baixo, sempre com um travesseiro apoiando. Esse hábito irá ajudar a diminuir a dor.

Saiba mais Informações, acesse: Dieta Detox, Como Fazer?

Como Diminuir a Cólica?

Como Diminuir a Cólica? Imagem:Divulgação

Tente não ingerir alimentos gordurosos, como frituras, pois eles aumentam a produção dos hormônios causadores de contrações no útero. Evite principalmente os alimentos embutidos. O estresse também pode ajudar a aumentar a sua dor, portanto tente relaxar.

Os chás são ótimos para diminuir a cólica, aposte no chá de canela, chá de hortelã e chá de erva cidreira para aumentar o seu bem-estar. Não se esqueça de usar a famosa bolsa de água quente, pois o seu calor ajuda a relaxar a musculatura e consequentemente no desaparecimento da sua cólica.

 

Recomendados para você: