Como Fazer Tapete de Barbante para Iniciantes

Um tapete de barbante pode ser uma ótima pedida na hora de decorar a sua casa por muitos motivos. Um tapete de barbante além de dar um ar de sofisticação ao ambiente, é muito mais fácil de lavar, dura por muito mais tempo e, além de tudo isso, é indicado para pessoas alérgicas, já que o mesmo não junto poeira com facilidade.

No decorrer deste artigo você vai aprender várias dicas para iniciantes que estão querendo aprender a fazer um tapete de barbante.

Tapete de Barbante

Como Fazer Tapete de Barbante Quadrado para Iniciantes

O mais importante para aquelas pessoas que desejam aprender a fazer um tapete de barbante é praticar. Sem prática, não existe um bom resultado. Se não ficou bom, desmanche a faça de novo até acertar o ponto. Assim, cada vez que reiniciar o processo você fica mais experiente e o tudo vai ficando mais fácil.

O formato mais fácil para as pessoas que estão começando é o quadrado e a técnica utilizada para fazer tapetes de barbante é o crochê, por isso, você vai precisar de:

  • Uma agulha de crochê
  • Barbante
  • Tesoura

Como Fazer Tapete de Barbante Redondo para Iniciantes

Apesar de não ser o formato mais fácil de fazer, o tapete redondo de crochê é uma das opções mais lindas. Esse modelo de tapete é recomendado para se usar como passadeira.

Tapete de Barbante

O melhor de fazer o seu próprio tapete é que você pode construir como quiser e assim essa peça pode ficar a sua cara ou até mesmo combinar com o resto da decoração da sua cada. O tapete redondo pode ser feito de uma única cor, como também pode ser feito mais colorido, ou fazendo combinações entre as cores.

Além da escolha das cores, também é possível fazer um desenho interno diferente, ao invés de fazer um tapete totalmente fechado. E, para isso, você só precisar aprender um ponto mais elaborado.

Tapete de Crochê para Iniciantes com Gráfico

Os tapetes mais elaboradores contam com desenhos formados por suas tramas vazadas, ou seja, aqueles buraquinhos. Esse pode ser um modelo bem mais difícil para aquelas pessoas que estão começando.

No entanto, existe uma técnica que pode facilitar o trabalho daquelas pessoas que ainda não tem muita habilidade no crochê. Essa técnica é conhecida como gráfico e para que você entenda melhor, o gráfico é um desenho do esqueleto do tapete. Esse esqueleto mostra cada ponto e espaço que você deve dar para formar o desenho desejado.

Basicamente, essa técnica funciona como um passo do que deve ser feito. Na internet, você encontra vários modelos de tapetes e esqueletos, basta escolher e começar a fazer o seu.

Tapete de Crochê Simples Quadrado

Se você está aprendendo ainda como fazer crochê, é melhor ir com calma e começar treinando com modelos simples, como por exemplo, o tapete quadrado. Procure por um modelo básico, que não seja muito vazado, pelo menos até pegar firmeza nos pontos.

O melhor de fazer crochê é que você pode errar e tentar várias vezes. Como expliquei no início do artigo, se um ponto não saiu como você esperava, basta desmanchar e fazer de novo.

Tapete de Barbante

Tapete de Barbante

Como Fazer Tapete de Barbante com Flor

Para aquelas pessoas que já estão mais avançadas na técnica do crochê, uma das opções mais lindas é o tapete de barbante com flor. Não é um dos modelos mais fáceis de fazer, mas se você já conseguiu fazer um tapete mais elaborado com desenhos, o tapete de flor não será nenhum problema.

Uma ótima opção é usar um gráfico para te ajudar nos principais pontos do tapete de barbante com flor.

Crochê Iniciantes Pontos

Existem 4 pontos básicos que qualquer pessoa que está aprendendo a fazer crochê deve saber. São eles: ponto corrente, ponto baixo, ponto baixíssimo e ponto alto.

Tapete de Barbante

Tapete de Barbante

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os pontos são tão complicados quanto parecem. Pois, um ponto é complementado pelo outro, ou seja, depois que você aprende a fazer o 1º fica muito mais fácil de aprender o 2º tipo de ponto já que para conseguir fazer este é necessário ter feito o 1º antes.

Recomendados para você: