Como tirar o Passaporte
Para acompanharmos o procedimento de como tirar o Passaporte, vamos entender a importância deste documento.
O Passaporte é como se fosse o seu documento de identidade em outro País. Emitido pela Polícia Federal, é sem dúvidas, o principal documento na hora de viajar para o exterior. O Passaporte é o documento que identifica o cidadão brasileiro (ou de qualquer País) em outros países e permite a entrada e a saída pelos portos, aeroportos e todas vias de acesso internacional, de acordo com a legislação do país.
Aprenda a tirar o Visto de Trabalho.

(Foto: divulgação)
Dicas: Como Tirar O Passaporte
Para a emissão do primeiro Passaporte ou até mesmo a renovação, é necessário que o requerente preencha o documento de requisição e entregue a Polícia Federal. Confira quais os passos de como tirar o Passaporte:
1. Efetuar o preenchimento do formulário no sistema da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/
2. Cadastrar todas as suas informações pessoais e as solicitadas pela Polícia Federal;
3. Emitir e pagar a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União, taxa obrigatória para todos os que precisam retirar o passaporte);
4. Realizar agendamento no posto da Polícia Federal. Ir munido de todos os documentos necessários.
Na hora de saber como tirar o Passaporte, o que muitas das vezes acaba complicando o procedimento é reunir a documentação necessária. Mas é preciso ter calma e paciência. Confira a relação de documentos:
- Como documento de identificação serão aceitos os seguintes documentos:
– Para maiores de 12 anos é preciso o documento de identidade autêntico, em boas condições de uso e com data de expedição relativamente recente.
– Cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;
– No caso de renovação, Passaporte brasileiro anterior;
– Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual);
É recomendado que você leve pelo menos dois documentos de identificação com foto, o Documento de Identidade SSP é o mais indicado.
- Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio.
- Certidão de Nascimento, caso os menores de 12 anos ainda não tenham Carteira de Identidade.
- Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve).
- Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
- Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
- Comprovante de pagamento da taxa (R$ 156,07)por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existentes na própria guia.
- Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro (R$ 312,14).
(Foto: divulgação)
Atraso – Como Tirar O Passaporte
Após a verificação dos documentos e de todos os dados da pessoa, a Polícia Federal imprime um protocolo em que constará a data de entrega do Passaporte, que geralmente ocorre em seis dias úteis. Se você solicitou o passaporte e não busca-lo no prazo de noventa dias, ele será cancelado.