Como tirar o Passaporte

Para acompanharmos o procedimento de como tirar o Passaporte, vamos entender a importância deste documento.

O Passaporte é como se fosse o seu documento de identidade em outro País. Emitido pela Polícia Federal, é sem dúvidas, o principal documento na hora de viajar para o exterior. O Passaporte é o documento que identifica o cidadão brasileiro (ou de qualquer País) em outros países e permite a entrada e a saída pelos portos, aeroportos e todas vias de acesso internacional, de acordo com a legislação do país.

Aprenda a tirar o Visto de Trabalho.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Dicas: Como Tirar O Passaporte

Para a emissão do primeiro Passaporte ou até mesmo a renovação, é necessário que o requerente preencha o documento de requisição e entregue a Polícia Federal. Confira quais os passos de como tirar o Passaporte:

1. Efetuar o preenchimento do formulário no sistema da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte);

2. Cadastrar todas as suas informações pessoais e as solicitadas pela Polícia Federal;

3. Emitir e pagar a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União, taxa obrigatória para todos os que precisam retirar o passaporte);

4. Realizar agendamento no posto da Polícia Federal. Ir munido de todos os documentos necessários.

Na hora de saber como tirar o Passaporte, o que muitas das vezes acaba complicando o procedimento é reunir a documentação necessária. Mas é preciso ter calma e paciência. Confira a relação de documentos:

  • Como documento de identificação serão aceitos os seguintes documentos:

– Para maiores de 12 anos é preciso o documento de identidade autêntico, em boas condições de uso e com data de expedição relativamente recente.

– Cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;

– No caso de renovação, Passaporte brasileiro anterior;

– Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual);

É recomendado que você leve pelo menos dois documentos de identificação com foto, o Documento de Identidade SSP é o mais indicado.

  • Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio.
  • Certidão de Nascimento, caso os menores de 12 anos ainda não tenham Carteira de Identidade.
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve).
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  • Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
  • Comprovante de pagamento da taxa (R$ 156,07)por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existentes na própria guia.
  • Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro (R$ 312,14).

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

Atraso – Como Tirar O Passaporte

Após a verificação dos documentos e de todos os dados da pessoa, a Polícia Federal imprime um protocolo em que constará a data de entrega do Passaporte, que geralmente ocorre em seis dias úteis. Se você solicitou o passaporte e não busca-lo no prazo de noventa dias, ele será cancelado.

Recomendados para você:

(Visited 65 times, 1 visits today)

Comente (será moderado)

*