O que é o Período Fértil ?

Mulheres de plantão, fiquem alerta aos sinais do seu corpo. Será que você está no seu período fértil? É um período pelo qual todas as mulheres passam a cada mês e caracteriza-se pelo momento do mês que a mulher está ovulando e por isso aumentam as chances de engravidar.

Período Fértil Sintomas

Mas como saber se chegou o período fértil? É bem difícil da mulher sentir mudanças externas nesse período. Em geral, ela fica com a temperatura do corpo elevada e sente-se mais feminina, mas isso é bem subjetivo.

Há casos também em que as mulheres relatam aumento da secreção vaginal e da libido (desejo sexual), aparecimento de acne e dor no baixo ventre.

Período Fértil Sintomas

Período Fértil Sintomas. Imagem:Divulgação

Período Fértil Como Saber

É importante que a mulher saiba quando está ovulando, ou seja, seu período fértil. Isso ajuda na hora de planejar ou não a gravidez, por exemplo. O período fértil dura seis dias e acontece todos os meses até a menopausa, tendo início entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Os sintomas são uma preparação do corpo. Isso porque o muco vaginal mais fluido e transparente garante a facilidade de os espermatozoides chegarem até o óvulo. A ligeira elevação da temperatura corporal acontece porque há o esforço do organismo na preparação para a fecundação.

Saiba mais Informações, acesse: Como Fica o Sexo Durante a Gravidez

Calculadora Período Fértil

É possível calcular aproximadamente o dia da sua ovulação. O período fértil é dado aproximadamente na data, veja como você pode calcular o seu período fértil. Em geral, a mulher ovula 14 dias antes do regresso da menstruação. No entanto, dependendo da mulher e do ciclo, poderá ocorrer 12 a 16 dias antes, já que os ciclos menstruais não são sempre exatos.

Há mulheres que têm ciclo muito longo e outras muito curtos, com menos de 30 dias, por exemplo. Há também casos de pacientes com síndrome de ovários policísticos que não ovulam por muito tempo (1 ano), tendo ciclos longos.

Outra irregularidade são as que no climatério, próximo à menopausa, por vezes ficam com ciclos curtos com ovulação rápida e irregular. Para casos assim, muito específicos, a sugestão é verificar um ciclo menstrual com ultrassonografias seriadas para detectar se há crescimento folicular adequado e ovulação.

Calculadora Período Fértil

Calculadora Período Fértil. Imagem:Divulgação

Período Fértil para Engravidar

Para engravidar, a mulher precisa manter relações sexuais com seu parceiro durante o seu período fértil. No caso das mulheres que têm um clico menstrual regular, sempre a cada 28 dias, os melhores dias para engravidar têm início 11 dias após o primeiro dia de cada menstruação e permanecem por mais 6 dias. É nesse período que o espermatozoide tem mais chances de encontrar o óvulo.

Caso você está tentando engravidar e quer saber qual o período fértil para ficar grávida, os especialistas recomendam escrever todos os dias em que a menstruação vier, além dos dias em que praticou atividade sexual, já que as informações são importantes para calcular a data da concepção e a data provável do parto.

O óvulo, quando liberado pelo corpo da mulher, no período fértil, fica disponível para ser fertilizado durante cerca de 12 a 24 horas após a ovulação. Assim, é muito importante saber quando está no período fértil para tentar engravidar.

Saiba mais Informações, acesse: Dermatite. Saiba o que é, e como Tratar Dermatites ?

Confira também algumas outras dicas de como engravidar mais rápido.

  • Fazer sexo, dia sim, dia não, durante todo o período fértil, para que haja maior chance de fecundação e a qualidade dos espermatozoides seja melhor.
  • Beber muita água e ter por uma alimentação leve, de fácil digestão e que não gere cansaço durante o período fértil;
  • Comer mais alimentos fonte de gordura vegetal, como abacate e amendoim, pois darão energia extra. Recomenda-se também o consumo de alimentos que melhoram a circulação sanguínea, como peixes;
  • Verifique com seu médico como anda a sua saúde, e, em caso de qualquer infecção vaginal, trate-a logo;
  • Ficar deitada depois do contato íntimo.

Dica! Se você tiver uma relação sexual 7 dias antes da ovulação, mesmo que esse seja um dia não fértil, poderá haver fecundação 7 dias depois, visto que o espermatozóide pode sobreviver todo esse tempo.

Período Fértil para Engravidar

Período Fértil para Engravidar. Imagem:Divulgação

 Período Fértil Anticoncepcional

As mulheres que tomas anticoncepcionais todos os dias não ovulam. Portanto, caso não esqueçam o remédio, a chance de engravidar tomando anticoncepcionais (seja de 21, 24 ou 28 dias, e também implante anticoncepcional) é quase nula.

Saiba mais Informações, acesse: Castanha da índia: tudo sobre ela

Mas fique alerta porque, caso a mulher se esqueça de tomar 1 comprimido, especialmente na primeira semana em que iniciou a cartela.

No entanto, se a mulher esquecer de tomar algum comprimido, especialmente na primeira semana da cartela, há possibilidade de engravidar visto que ela poderá ovular e enviar um óvulo que ao encontrar-se com o espermatozoide, que pode sobreviver no corpo feminino por até 7 dias, poderá ser fecundado.

Somado a isto, o anticoncepcional tem 1% de falha e, assim, é possível engravidar mesmo tomando a pílula anticoncepcional corretamente durante todos os meses, embora seja muito raro acontecer.

Recomendados para você:

(Visited 72 times, 1 visits today)