Pele Oleosa – Dicas para Manter a Pele Seca

A nossa pele merece muito cuidado e atenção, pois fica exposta ao sol, a chuva, ao vento e as bactérias durante o dia todo. Por esses motivos, ela pode sofrer com alergias, manchas e até mesmo com as terríveis espinhas que nós odiamos.

Cada um possui um tipo de pele e por isso deve usar produtos específicos para manter a superfície hidratada e macia. Entre os tipos de pele existentes, destaca-se a pele oleosa, presente em muitas pessoas. Muitos fatores podem contribuir para que sua pele seja ou fique oleosa.

Aqui você vai conhecer todos eles, descobrir as formas de tratar e ainda conferir dicas para que sua pele permaneça seca.

Saiba mais Informações, acesse: O Que Fazer Para Fortalecer Os Músculos?

Causas da Pele Oleosa

Uma das causas da pele oleosa é a herança, ou seja, você pode herdar esse problema de algum familiar. Os hormônios também podem deixar sua pele desse jeito, principalmente quando um deles está em excesso e acaba provocando a hiperatividade das glândulas sebáceas, o que, por sua vez, gera produção em excesso de óleo. A idade também pode influenciar; por exemplo, na adolescência a sua pele pode tornar-se oleosa devido aos hormônios sexuais.

Pele Oleosa - Dicas para Manter a Pele Seca

Pele Oleosa – Dicas para Manter a Pele Seca

Alguns alimentos também podem ser a causa, principalmente as frituras e gorduras. Variações climáticas, calor, uso constante de maquiagem, fecham a lista das coisas que podem estar deixando a sua pele mais oleosa do que o normal.

Saiba mais Informações, acesse: 5 ideias incríveis de desenhos para tatuar

Como Tratar a Pele Oleosa

A pele oleosa pode ser tratada de acordo com a sua causa. Por exemplo, se ela estiver sendo causada por um alimento, basta cortá-lo da sua alimentação. Se estiver sendo causada por cosméticos, pare de usá-los.

O principal tratamento para a pele oleosa é a limpeza. Você deve usar água morna e sabão, mas sempre evitar os produtos que deixam a pele escamosa. Prefira sempre os produtos livres de óleo. Compre também um sabonete indicado para o seu tipo de pele e realize a limpeza duas vezes, no máximo, por dia. Você também pode usar um creme anti-séptico.

Produtos que não se Deve Usar

Alguns produtos precisam e devem ser evitados pelas pessoas que possuem pele oleosa. Por exemplo, prefira sempre os produtos com a frase “oil free” ou livre de óleo, além de comprar somente aqueles indicados para pele oleosa. As sombras e os blushes líquidos e/ou cremosos também devem ser evitados, assim como a maquiagem que possui efeito de luminosidade.

Alguns produtos como máscara de cílios, delineador e lápis para contorno devem ser a prova d’água.

Conheça Todos os Tipos de Pele

Pele oleosa – Além da pele oleosa que é caracterizada pela produção em excesso de sebo e deixa a pele mais brilhante e com aspecto de gordurosa quando passamos o dedo, existe a pele seca, normal e a mista.

Pele seca – A pele seca é caracterizada por pouca luminosidade, perda de água em excesso e apresenta maior chance de descamar e de sofrer com vermelhidão.

Pele normal – Já a pele normal é muito incomum, podemos assim dizer; ela apresenta uma textura saudável, boa elasticidade, poros pequenos, aspecto rosado e geralmente não sofre muito com manchas ou espinhas.

Saiba mais Informações, acesse: Sucos Detox – Receitas para Desinchar

Pele mista – Por último, a pele mista é muito mais comum entre as pessoas. Ela é caracterizada por uma aparência oleosa na zona T, ou seja, na testa, no nariz e no queijo. Além disso, ela é seca nas extremidades e nas bochechas. A sua estrutura é um pouco mais fina, o que a torna propensa ao envelhecimento precoce e a outros problemas.

Confira nossas Dicas para Manter sua Pele Seca!

Ter uma pele bonita, sedosa, macia não é para qualquer um. Muitos cuidados devem ser tomados observando o seu tipo específico de pele e usando apenas os produtos mais indicados. Saber limpar a pele também é fundamental, assim como protegê-la do sol com o uso de filtro solar.

Coisas pequenas agridem a nossa pele e nós nem percebemos, por isso separamos algumas dicas para te ajudar a manter sua pele mais seca. Além, é claro, do tratamento que já indicamos anteriormente.

Pele Oleosa - Dicas para Manter a Pele Seca

Pele Oleosa – Dicas para Manter a Pele Seca

A primeira dica é a lavagem ou limpeza: deve ser feita, no máximo, duas vezes por dia. Mais que isso fará com que a produção de sebo aumente e não é isso que você quer. De preferência realize esse procedimento ao acordar e antes de dormir.

– Após a limpeza, use um hidratante matificante que irá fechar os poros.

– Não se esqueça também de preferir a água termal e retirar a maquiagem antes de dormir para possibilitar que sua pele respire e se renove. Veja mais dicas:

– Fique longe das maquiagens em creme;

– Para tirar o brilho do seu rosto você pode usar um pó compacto;

– Evite tomar banhos quentes demais, pois o vapor acaba prejudicando a pele;

– Sempre, repito: SEMPRE, use um filtro solar, mesmo no inverno. Prefira um filtro livre de óleo.

 

Recomendados para você: