Tapetes, cortinas e revestimentos. Como escolher?

Reformar e decorar uma casa pode ser uma tarefa muito gostosa, mas nem tão simples assim. Há muitas referências, estilos e regras para seguir que é uma tentação experimentar de tudo um pouco para ver como fica. Engana-se quem pensa que decoração se limita à escolha dos móveis e objetos, viu?

Aliás, o começo de tudo é pensar nos revestimentos. Quais materiais vou escolher para revestir as paredes e o piso? E as bancadas? São muitas opções, cada uma com suas características e que podem se adequar a diferentes estilos.

E depois de pensar com o que revestir, é hora de fazer a escolha de objetos têxteis, tratados, muitas vezes, como supérfluos na decoração, mas que são muito importantes na hora do arremate final e também para a funcionalidade dos ambientes.

Como escolher tapetes na decoração

Os tapetes, como você já deve saber, são itens que fornecem bastante aconchego à sala ou ao quarto. Mas vai além, causam impacto na decoração como um todo, modificando seu estado inicial e atuando como a “cereja do bolo”. Por isso deve ser uma das últimas peças a serem inseridas no ambiente.

tapetes-na-decoracao

Tapetes, cortinas e revestimentos. Como escolher? Imagem:divulgação

Existem vários disponíveis no mercado para você decorar sua casa! Veja os mais utilizados:

  • Vinil – É resistente ao impacto dos pés e a mudanças climáticas. Ele é bem parecido com o sisal e lembra o plástico, podendo ser ideal para ambientes externos ou internos.
  • Náilon – Oferece praticidade e fácil manutenção. Além disso, esse modelo não encolhe e não desbota! Se for feito nas medidas certas, pode ser utilizado como carpete.
  • Shaggy – É muito confortável por ser macio e felpudo, sendo bem requisitado em salas de TV. É fabricado em náilon ou poliéster.
  • Convencional – Esse tipo de tapete não é felpudo, mas é bastante utilizado em salas de estar, de TV ou nos quartos. Um dos exemplos mais conhecidos é o tapete persa. Há tapetes fios de seda convencionais também.
  • Kilim (sem pelo) – Conhecidos por serem tapetes fio de seda, eles também podem ser fabricados com lã. Oferece uma gama enorme de cores e é fácil para decorar áreas internas. Os de seda são mais caros que os de lã.

Como escolher cortinas na decoração

As cortinas só agregam valor ao cômodo, sabe por quê? Elas dão leveza ao ambiente, podem combinar com o restante da decoração ou contrapor um estilo e também funcionam para bloquear a luz externa, solar ou artificial. Elas também devem ser um dos últimos itens de decoração a serem escolhidos.

tapetes-cortinas-e-revestimentos-como-escolher

Tapetes, cortinas e revestimentos. Como escolher? Imagem:divulgação

Veja os principais modelos:

  • Tradicional – É a cortina mais conhecida e utilizada por todos nós. Ela, geralmente, é feita de tecido, que pode variar, e é colocada no varão por meio de anéis contidos na cortina. Há modelos lisos e estampados.
  • Persiana – Também chamada de veneziana, é a típica cortina em lâminas, que podem ser verticais ou horizontais. Elas são mais utilizadas em ambientes comerciais, mas estão cada vez mais decorando residências.
  • Romana – Confeccionada em tecido, esse modelo de cortina não é muito convencional, mas é bem bonito. Ela tem varetas na estrutura e é fechada em camadas.

 Como escolher revestimentos na decoração

Revestimento é o que chamamos o material que recobre certas superfícies em uma construção, sobretudo o piso e a parede. Existem muitos itens que podem revestir essas áreas, conferindo praticidade de manutenção e limpeza e sofisticação ao ambiente.

tapetes-cortinas-e-revestimentos-como-escolher

Tapetes, cortinas e revestimentos. Como escolher? Imagem:divulgação

Veja os mais utilizados:

  • Madeira – Talvez o material mais versátil e atemporal, a madeira é muito escolhida para revestir. Hoje em dia existem inúmeros tipos de madeira e também os materiais que a imitam, como os vinílicos e porcelanatos.
  • Pedras – Muito utilizadas, as pedras naturais como ardósia, granito e mármore, funcionam muito bem para revestir casas. Elas apresentam características singulares e necessitam de cuidados especiais.
  • Massa texturização: Mais utilizada em paredes, a massa texturizada é mais densa que a tinta e deve ser aplicada por profissionais qualificados. Elas garantem diferentes texturas, garantindo um visual único.
  • Porcelanato: Esse revestimento cerâmico está na moda e possui muita qualidade. Ele é tão versátil, apresentando-se em diversas tonalidades, que pode ser colocado em paredes, pisos e bancadas.
tapetes-cortinas-e-revestimentos-como-escolher

Tapetes, cortinas e revestimentos. Como escolher? Imagem:divulgação

A decoração de uma casa fica muito mais fácil quando levamos em conta nosso gosto pessoal. Veja qual material e peça se adequa melhor a seu estilo e aos itens decorativos do ambiente em questão!

Não se esqueça que, atualmente, há inúmeras peças modernas para decorar sua casa, como as cômodas espelhadas, as bandejas de couro, os vasos de vidro temperado, arte em ferro, entre outros. Boa sorte!

Recomendados para você: