Como se tornar autônoma, passo a passo

O que é MEI ?

Se tornar um trabalhador autônomo regularizado trás diversos benefícios

Primeiro é importante saber o que é um MEI: (Micro Empreendedor Individual) é uma pessoa que trabalha por conta própria, e se legaliza como micro empresário. Ao legalizar sua atividade ou micro negócio, o empreendedor individual passa a usufruir dos direitos previdenciários, e uma série de outras vantagens dadas pelo governo federal a este tipo de empresário.

Quem se enquadra nesta categoria?

Profissionais  que tenham uma renda bruta de no máximo 60.000 reais anuais, ou 5 mil por mês. Só podem se cadastrar como MEI pessoas que prestam determinados tipos de serviços, se enquadrem como comerciantes em determinadas categorias, e que não tenham participação em outra empresa como sócio ou titular.

Vantagens de se tornar autônoma

  • Para o empreendedor – Auxílio-doença, aposentadoria por idade e por invalidez, salário-maternidade após carência.
  • Para a família – Pensão por morte previdenciária, e auxílio reclusão.
  • Obs: Todos os benefícios pagos serão de um salário mínimo vigente.
  • A aposentadoria por idade exige o mínimo de 15 anos de contribuição.
  • A aposentadoria por invalidez exige o mínimo de 1 ano de contribuição.
  • O auxílio-doença exige o mínimo de 1 ano de contribuição.
  • O salário maternidade exige o mínimo de 10 meses de contribuição.

Após a formalização o empreendedor deverá pagar somente o valor mensal de 5% do salário mínimo vigente para fins de contribuição previdenciária. Valores simbólicos para o município (R$ 5,00 de ISS), e para o estado (R$ 1,00 de ICMS).

Como se tornar autônoma, passo a passo

O cadastro para ser MEI é feito online e seu CNPJ já sai na hora. Mas ele não serve para nada se você não tem cadastro na Junta Comercial da sua prefeitura. Infelizmente não é tão simples e nem dá pra fazer tudo pela internet. Por isso siga este passo a passo:

1. Faça a Consulta Comercial

A primeira coisa a fazer é uma Consulta Comercial na prefeitura da sua cidade. Ligue para a sua prefeitura perguntando como você pode fazer uma Consulta Comercial pois pretende ser Micro Empreendedor Individual. Eles irão te indicar o caminho correto. Quando for fazer o pedido aproveite que está na prefeitura e já peça uma lista de todos os documentos e formulários necessários para dar continuidade à sua formalização depois que a Consulta for liberada.

2. Faça seu cadastro no Site

Depois que sua Consulta foi liberada, você pode ir no site do MEI e fazer o seu cadastro, gerando um CNPJ. Imprima o documento que for gerado, pois ele será necessário depois.

3. Junte os Documentos

Agora chegou a hora de juntar documentos. Pegue aquela lista de documentos pedida no passo 1 e providencie toda a papelada. Os documentos mudam de acordo com a ocupação, por isso é bom se informar antes.

4. Leve os documentos e aguarde a formalização

O alvará demora em torno de 15 dias para ser disponibilizado

Como gerar Nota Fiscal?

Quando você for buscar o seu Alvará na Prefeitura aproveite e pergunte o esquema para gerar Nota Fiscal para os seus clientes pois isso depende do seu município. Algumas irão te indicar para uma gráfica aonde você poderá imprimir os blocos e outras poderão te dar a opção da Nota Fiscal Eletrônica.

E depois?

Depois de estar formalizada você precisa lembrar do seguinte:

Recomendados para você:

(Visited 20 times, 4 visits today)

Comente (será moderado)

*