Conheça a Zumba e veja como ela pode fazer a diferença em sua vida!

A Zumba Fitness é um estilo de dança que foi desenvolvido, primeiramente, na década de 90, porém só de uns anos para cá tomou grande proporção nas academias brasileiras, conquistando principalmente as mulheres.

Criada pelo coreógrafo Beto Perez, a Zumba mistura movimentos de vários tipos de danças latinas: mambo, salsa, merengue, reggaeton e até outros estilos como o hip hop e a dança do ventre.

Zumba: Quais os Benefícios?

Os benefícios da Zumba Fitness vão muito além de só emagrecer, veja abaixo o que ela pode proporcionar para o seu corpo e organismo.

Conheça a Zumba e veja como ela pode fazer a diferença em sua vida! Imagem:divulgação

Alto Gasto Calórico

Diferente do que se imagina, a Zumba emagrece por ser uma maneira potente de eliminar calorias acumuladas no corpo, tudo de uma maneira divertida e rápida: em uma aula de zumba completa com 1 hora de duração, é possível perder entre 600 até 1000 calorias!

A efetividade da Zumba para o organismo é a mesma de que esportes como o Muay Thai, Spinning, Corrida e até Crossfit.

Acelera o Metabolismo

Por misturar movimentos de vários tipos de dança, a Zumba é uma ginástica que é alternada constantemente com movimentos aeróbicos localizados, o que aumenta consideravelmente o metabolismo e a perda de calorias.

Elimina Toxinas e Líquido

Caso você sofra com a retenção de líquidos, saiba que a Zumba é uma ótima alternativa para eliminar aquilo que está acumulado e sem serventia no corpo humano.

Além disso, é responsável por eliminar toxinas do organismo, tudo por meio do suor e quantidade de calorias que são perdidas durante a aula.

Fortalecimento dos Músculos

Conheça a Zumba e veja como ela pode fazer a diferença em sua vida! Imagem:divulgação

Durante a aula, todos os músculos do corpo são trabalhados, mas principalmente os inferiores: glúteos, coxa, panturrilha e quadríceps. As costas e a região abdominal também recebem destaque.

É possível sentir a diferença no fortalecimento após algumas aulas.

Amiga do Coração

Por melhorar consideravelmente o sistema cardiovascular pelo maior volume de sangue bombeado e maior frequência de batidas, evita doenças que podem se alojar nessa região, além de melhorar a circulação de sangue nos músculos.

Sem Pré Requisitos

Não é necessário ter experiência em nenhum outro esporte, ser craque em alguma atividade física ou levar algum equipamento ou roupa destinada a Zumba. Basta ir até a aula com uma roupa confortável e praticar os movimentos com vontade.

Aula Divertida

A aula é em sua maioria baseada em ritmos latinos, que são contagiantes, animados e não deixam ninguém parado. Tudo isso contribui para melhorar o astral das participantes, além de aliviar todo o estresse acumulado.

É considerada também uma dança “sensual”, os ritmos latinos são reconhecidos mundialmente por serem quentes, alegres e despertarem paixões apenas com um rebolado diferenciado.

Aumenta a Concentração

Conheça a Zumba e veja como ela pode fazer a diferença em sua vida! Imagem:divulgação

É necessário que durante a prática a aluna consiga acompanhar os passos da professora, o que exige certo foco. Isso melhora a capacidade de concentração e atenção diante de ações rápidas.

Os movimentos são variados, onde é preciso mexer apenas uma perna e o braço do outro lado, gerando assim mais coordenação motora e controle sobre o corpo.

Interação

A aula geralmente é praticada individualmente, porém, em muitas das práticas as alunas são colocadas frente a frente, em colunas, linhas e círculos, o que acaba gerando o contato com diferentes pessoas. Isso acaba promovendo a amizade e um clima de parceria entre as praticantes da Zumba.

A Aula

A aula de Zumba funciona com muito rebolado com base na música latina que domina a sala. Tudo é feito por meio de sequências rápidas e curtas de dança, onde saltos e giros estão incluídos.

Geralmente com o tempo de 45 minutos até 1 hora, a aula acaba finalizada com um alongamento.

A aula é designada muitas vezes como uma “festa”, onde as praticantes dançam de forma alegre sem perceber que estão gastando muitas calorias, melhorando também os reflexos e o equilíbrio.

Pode ser praticada por qualquer pessoa e a melhoria vai acontecendo com a prática, onde é possível sentir os músculos sendo tonificados e a memória trabalhando para decorar as sequências.

Para Quem É Indicada A Zumba?

Conheça a Zumba e veja como ela pode fazer a diferença em sua vida! Imagem:divulgação

É indicada para quem quer perder peso, de maneira divertida e sem uma rotina definida. Por ser uma dança, os movimentos são variados, nunca sendo a mesma coisa, uma boa opção para quem quer fugir da “mesmice”.

Também é muito procurada por quem não tem paciência para esperar por equipamentos nas academias ou ter que comprar itens de prática específicos, como no Muay Thai que são necessárias as manoplas e luvas. Basta levar o seu corpo até a sala de prática e se deixar levar nos movimentos praticados pelo professor.

As mudanças também são rápidas: com a prática intensa e com uma boa alimentação, é possível ver resultados grandiosos em apenas 3 meses!

Muitos alunos se sentem inseguros no começo da prática, o que é perdido com o tempo, já que a auto estima é totalmente trabalhada na alegria. Não há problema nenhum em errar a ordem dos exercícios ou da dança, tudo vai se aprendendo com o passar das aulas.

Recomendados para você: