Prancha. Quais as vantagens. Quanto tempo você aguenta?

A prancha é um exercício relativamente novo, que foi criado com o intuito de fortalecer a região abdominal. Antigamente, pensava-se que só os famosos abdominais podiam ser utilizados para conquistar a tão sonhada barriga chapada, mas com o surgimento da prancha foi percebido que há outras possibilidades.

Esse exercício consiste em manter o corpo apoiado nos pés e braços, de barriga para baixo. Por necessitar de grande equilíbrio, a musculatura se contrai intensamente para justamente trazer a estabilidade de volta e compensar o efeito da gravidade.

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Prancha exercício. Imagem:divulgação

Comparado aos diversos tipos de abdominais, a prancha se mostra uma melhor opção para quem quer tonificar a barriga. Além disso, apresenta a vantagem de também fortalecer braços e pernas, algo que não cabe aos abdominais.

Quer saber como praticar a prancha? Recomendamos que você não realize atividades físicas sem antes consultar seu médico. Descubra se você está apto para fazer esse exercício.

Prancha exercício como fazer

Há muitos tipos de prancha para você experimentar. Selecionamos alguns e como são feitos:

Prancha frontal: feita com os cotovelos flexionados e os antebraços apoiados no chão, assim como os pés que devem ser apoiados pelas pontas. O quadril deve ser elevado até o nível dos ombros. Para começar, fique 30 segundos, depois, vá aumentando conforme seu corpo aguentar.

Prancha lateral: feita com o corpo posicionado lateralmente ao solo, com o cotovelo de um dos braços flexionado e o antebraço apoiado no chão. Deixe as pernas estendidas, apoiadas no chão – a perna contrária ao braço apoiado no chão deve estar um pouco à frente. Eleve o quadril deve ser elevado e mantido na mesma linha do ombro (não deixe o quadril curvado). Faça por 30 segundos inicialmente e depois aumente.

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Prancha exercício. Imagem:divulgação

Prancha com abertura lateral de perna: com o corpo de bruços, deixe os braços estendidos – mas não travados – e as mãos espalmadas no chão. Estenda as pernas e as mantenha levemente afastadas uma da outra e fique com a ponta dos pés apoiadas no chão. Eleve o corpo deixando o na linha dos ombros. Comece puxando um dos joelhos para a lateral do corpo até alcançar a linha dos quadris. Faça de 10 a 15 repetições com cada uma das pernas e desça o corpo.

Prancha frontal alternando elevação de braços: mantenha o corpo de bruços, com mãos espalmadas no chão e braços estendidos. Estenda as pernas e as mantenha levemente afastadas, e esteja com as pontas dos pés apoiadas no chão. Faça a elevação do corpo. Levante um dos braços para a frente e volte para a posição. Repita com o outro braço. Faça 5 séries com cada braço. Você pode também levantar uma das pernas e um dos braços (de modo alternado) para variar o exercício.

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Exercício prancha perder barriga

A prancha é um excelente exercício para quem quer perder barriga, mas não tem tempo de ir à academia. Reservando um tempo em casa você consegue realizar diversas séries de prancha, resultando em fortalecimento muscular e queima de gordura abdominal.

Para perder a barriga, todos os tipos de prancha podem ser um auxílio e tanto. A prancha frontal é responsável por agir na área central da barriga, perfeito para quem quer diminuir os pneuzinhos, além disso atua muito na lombar.

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Exercício prancha perder barriga. Imagem:divulgação

A prancha lateral age nos culotes e quadris e músculo quadrado lombar, que fica localizado na parte posterior do abdômen. Quem quer fortalecer a postura e emagrecer ao mesmo tempo deve recorrer a esse tipo de exercício sem medo.

Exercício prancha emagrece?

É certo que o exercício prancha emagrece. Entretanto, ele deve ser realizado com frequência, dentro de sua rotina de atividades físicas diárias. O correto é realizá-lo pelo menos 3 vezes por semana.

Sendo assim, o corpo ficará acostumado a receber a tonificação, garantindo perda de peso e ganho de músculos, e a queima de gordura será muito mais eficaz.

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Exercício prancha emagrece? Imagem:divulgação

Vale lembrar que somente exercícios físicos não garantem o resultado ideal e rápido. Você deve investir também em uma alimentação balanceada, com pouca gordura e muitas fibras e vitaminas. E atrelado a isso, há o fato de dormir bem, que é extremamente importante para quem quer ter um estilo de vida saudável e perder peso com responsabilidade.

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Prancha exercício 30 dias

Muitas academias propõem para seus usuários o desafio da prancha, conhecido como um treino de 28 ou 30 dias para secar a barriga e derreter gorduras, além de fortalecer os músculos do abdômen, costas, glúteos, braços e pernas.

Com duração de 4 a 5 semanas, esse desafio exige que você comece da forma que conseguir – com pelo menos 30 segundos de duração, e vá aumentando o tempo e a carga progressivamente a cada dia. Ao final do desafio, a proposta é que você consiga realizar a prancha por 4 minutos consecutivos.

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Exercício prancha emagrece? Imagem:diuvlgação

Os profissionais indicam a realização desse exercício pela manhã. É importante que você mantenha a postura correta, com o tronco reto, a barriga contraída e as nádegas da mesma altura, sem estarem elevadas. Esse tipo de desafio não é recomendado para pessoas que sofrem com problemas na coluna.

Prancha exercício quantos segundos?

Especialistas no exercício prancha indicam que qualquer pessoa comece com 30 segundos. Depois, assim que sentir que a resistência do corpo está aumentando, comece a aumentar o tempo.

É possível que você se sinta um pouco inseguro nas primeiras vezes, pois o corpo não está acostumado em manter o equilíbrio necessário para esse exercício. É normal. Caso não consiga ficar na posição no início, pode usar os joelhos para se apoiar até conseguir a posição correta, com as pontas dos pés apoiados no chão.

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Exercício prancha emagrece? Imagem:divulgação

Para a prancha lateral, se houver muita dificuldade em manter o equilíbrio, recomenda-se utilizar uma bola (aquela utilizada na prática de Pilates) pelo menos no início. Quando você se acostumar com a posição, retire e faça sem ela.

Esse é um ótimo exercício, recomendado por muitos profissionais da saúde. Contudo, há pessoas que têm restrições a esse tipo de atividade pois requer muito esforço da região lombar. Se você é uma pessoa que sofre com problemas nas costas, tem bico de papagaio ou hérnia de disco, consulte seu médico para ver se a prancha está liberada para você fazer.

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